Locutor: Auto Dj
Programação: Automática

Notícias

Medida será adotada após PF detectar fraudes em pedidos de refúgio

  • Tamanho-da-letra
  • menor
  • maior

Gabriela Pradoda CNN

21/08/2024 às 17:08
Imigrantes retidos na área de acesso restrito do Aeroporto Internacional de São Paulo, na cidade de Guarulhos (SP), em junho deste ano Imigrantes retidos na área de acesso restrito do Aeroporto Internacional de São Paulo, na cidade de Guarulhos (SP), em junho deste ano • Reprodução
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • Copiar link

Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai restringir a entrada de imigrantes sem visto, quando a nacionalidade de origem exigir o documento para entrada no Brasil.

A medida foi tomada depois de a Polícia Federal (PF) ter apontado fraudes nos pedidos de refúgio. A CNN teve acesso ao relatório com alerta às autoridades, em 4 de julho.

nova determinação passa a valer a partir da próxima segunda-feira (26). De acordo com fontes do ministério, as pessoas que não tiverem visto e estiverem usando o Brasil apenas como parada para outro destino final, não vão poder desembarcar no país para pedir refúgio. Assim, os migrantes terão que retornar ao país de origem ou seguir para o destino final destacado no bilhete.

Nesses casos, a avaliação é que os migrantes muitas vezes compram os bilhetes para países que não exigem visto e desembarcam no Brasil tentando o refúgio, mas o pedido não pode ser considerado, já que os destinos finais são seguros para os solicitantes.

O governo reforça que os pedidos de refúgio continuarão a ser concedidos de acordo com os procedimentos adotados pelo Brasil e reconhecidos internacionalmente

Playvolume00:00/01:00TruvidfullScreen
A regra visa impedir que o país seja usado para rota de imigração ilegal, por exemplo, para os Estados Unidos.

Um relatório da PF identificou que desde 2023, aumentou o número de cidadãos nepaleses, vietnamitas, indianos e paquistaneses que chegam em voos internacionais para conexão no Aeroporto de Guarulhos (SP), mas entram no país e não seguem para os destinos finais que constam nas passagens aéreas.

De janeiro de 2023 até junho deste ano, 8.327 pessoas pediram refúgio no aeroporto, mas só 117 (1,41%) continuaram o procedimento no país, o que significa que 8.210 ou 99,59% dos solicitantes já deixaram o país ou estão irregulares.

Como essas nacionalidades precisam de visto para ingressar ao país, ao solicitar refúgio, essas pessoas conseguem permanecer no Brasil enquanto há a análise do pedido.

A PF apurou que a maior parte desses solicitantes deixou o país em menos de 30 dias.

A rota dessas nacionalidades no país geralmente inclui a saída do Brasil pelo Acre. Para os investigadores, isso demonstra que ” muitas vezes o instituto do refúgio é utilizado como subterfúgio da migração irregular, fomentando o tráfico de pessoas/contrabando de migrantes”.

Os agentes apontaram ainda que “tal prática vem causando grandes tumultos no referido aeródromo”, já que a maioria “esmagadora” das pessoas não atendem os requisitos para o pedido de refúgio.

Postado em: 21/08/2024 às 21:55:19

Link desta Noticia:

As Dez Melhores da ProgramaçãoTOP 10
1
Amor na Praia - (Clipe Oficial)
Nattan

2
PEGA ESCANDALOSO
Luan Santana · MC Kevin o Chris

3
RAM TCHUM
DENNIS · Ana Castela · MC GW

4
MARIA MARIAH VOCÊ NÃO SAI DA MINHA CABEÇA (Clipe Oficial)
MC Meno Dani, Silva MC, JC no Beat e DJ

5
Barulho do Foguete
Zé Neto e Cristiano

6
Dance Alone (Official Music Video)
Sia & Kylie Minogue

7
Perna Bamba [Clipe Oficial
Parangolé e Léo Santana

8
Silverado (AgroPlay Verão 2)
AgroPlay, @LuanPereiraLP

9
Pipoco
Ana Castela ft. @MELODY OFICIAL e @DJ Chris no Beat

10
Vida Boa (Videoclipe Oficial)
David Carreira e Juliette


Email Twitter Facebook You Tube
PUBLICIDADE








 
Parceiros