Locutor: Auto DJ
Prog: Automatico das 00:01 s 14:00

Notcias

Kevin Warsh e Kevin Hassett despontam como favoritos de Trump para presidir o banco central americano e substituir o atual presidente, Jerome Powell, alvo de críticas recorrentes de Trump.

  • Tamanho-da-letra
  • menor
  • maior

Por  Redação g1  — São Paulo

16/12/2025 12h14  Atualizado há 4 horas

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta terça-feira (16) que o presidente Donald Trump deverá anunciar o próximo presidente do Federal Reserve ( Fed ) no início de janeiro, em meio às discussões sobre a sucessão de Jerome Powell, cujo mandato termina em maio.

Em entrevista à Fox Business Network, Bessent disse que Kevin Warsh, ex-diretor do banco central americano, e Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, são nomes “muito resistentes” para assumir o comando do banco central norte-americano.

Segundo o secretário, qualquer candidato escolhido precisará ter “mente aberta” para rever a visão, comum dentro do Fed, de que o crescimento econômico gera inflação.

 

"O crescimento não cria inflação. O que cria inflação é o desequilíbrio entre oferta e demanda", afirmou.
 Na semana passada, Trump disse ao Wall Street Journal que estava inclinado a escolher Warsh ou Hassett para o cargo. O próprio secretário do Tesouro foi cotado para a carga, mas decidido.

O presidente também declarou que gostaria de ser consultado sobre decisões de política monetária, como o nível das taxas de juros — uma posição que contraria o princípio da independência do banco central.

 

Trump e os embates com o Fed

 

Atual presidente do banco central americano,  Powell tem sido alvo de críticas recorrentes de Trump , que o acusa de não ter cortado os juros com rapidez suficiente.

Na última reunião do ano, no dia 10 de dezembro, o (Fed) controla as taxas de juros do país em 0,25 ponto percentual , para a faixa de 3,50% a 3,75% ao ano — menor nível desde setembro de 2022. 

Foi o terceiro corte seguido nos juros americanos — e também o terceiro em 2025. Na reunião anterior, em 29 de outubro, o Fed conseguiu a taxa na mesma proporção, para a faixa de 3,75% a 4% ao ano.


Em junho, o presidente dos Estados Unidos  chamou Jerome Powell de “burro” e “teimoso” , pouco antes do banqueiro central participar de uma audiência na Câmara dos EUA.

 Trump vem cobrando publicamente uma redução mais agressiva dos juros nos EUA e já se envolveu em polêmicas com diretores da instituição. O embate mais recente foi com Lisa Cook.

Em entrevista nesta terça, Bessent rejeitou críticas de que Hassett seria próximo demais de Trump para preservar a autonomia da instituição. “A ideia de que alguém não pode tomar decisões independentes por causa de relações pessoais está errada”, disse.

O próprio Hassett afirmou recentemente que a independência do Federal Reserve é “muito importante”, em meio às preocupações do mercado.

Em entrevista à CNBC, ele disse ainda que há espaço para cortes de juros na economia norte-americana, posição alinhada à defesa do governo por uma política monetária mais estimulativa.

 

Quem são os indicados à presidência do Fed?

 

Cinco pessoas disputam a cadeira da presidência do banco central dos Estados Unidos.

 

  1. Kevin Hassett – Trabalha na Casa Branca como conselheiro econômico e é aliado próximo de Trump. Ele já criticou o Fed por não cortar os juros rapidamente e defende mudanças para alinhar o banco central à visão do presidente;
  2. Christopher Waller – Atual governador do Fed, economista de formação. Ele apoia cortes de juros quando necessários, mas preza pela reputação do banco e evita envolvimento em política partidária;
  3. Michelle Bowman – Vice-presidente do Fed para Supervisão, tem experiência em bancos e no governo. É favorável a reduzir regras para grandes bancos e também apoiou cortes de juros este ano;
  4. Kevin Warsh – Ex-governador do Fed, participou da crise financeira de 2008 e tem experiência no mercado financeiro americano. Hoje, critica algumas ações do banco central e defende mudanças para cortar juros e melhorar a eficiência;
  5. Rick Rieder – Executivo da BlackRock, especialista em investimentos e renda fixa. Acredita que o Fed poderia ser mais “inovador” e já defendeu cortes maiores nos juros para estimular a economia.

Postado em: 16/12/2025 às 18:02:41

Link desta Noticia:

As Dez Melhores da Programa oTOP 10
1
Pela Última Vez
Grupo Menos É Mais, NATTAN

2
Tubarões
Diego e Victor Hugo

3
P do Pecado (Ao Vivo)
Grupo Menos É Mais, Simone Mendes

4
MALUCA (DVD Ao Vivo no Rio de Janeiro)
Mari Fernandez, ‪@lauanaprado‬

5
Vai Luan (AgroPlay Verão)
AgroPlay, ‪@LuanPereiraLP‬ ‪@djchrisnobeat‬

6
APT. (Official Music Video)
ROSÉ & Bruno Mars

7
“Golden” Official Lyric Video
KPop Demon Hunters | Sony Animation

8
Ordinary (Lyrics)
Alex Warren

9
greedy (Official Video)
Tate McRae

10
Beautiful People (Official Video)
David Guetta & Sia


Email Twitter Facebook You Tube
PUBLICIDADE








 
Parceiros