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Nossos editores apontam as principais tendências que vão influenciar a moda nos próximos meses

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  11.10.2022 /  MODA  / POR  FFW

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Por Augusto Mariotti,  Gabriel Fusari e Guilherme Evangelista

A temporada de desfiles para o verão 23 lá fora acabou quando a primavera chegava por aqui e com ela uma leva de novas tendências que abrangem diversos estilos e possibilidades. Algumas tendências já vinham ganhando força nas redes sociais, principalmente no Tik Tok – a rede favorita da Geração Z, mas nunca antes as tendências tiveram um tempo tão curto entre seu surgimento e sua adoção. E o que acabamos de ver nas passarelas certamente deve influenciar o que veremos nas ruas do Brasil e do mundo nos próximos meses. Num mar de novas informações, nossa equipe analisou mais de 200 desfiles para mapear as tendências mais certeiras.

Descubra abaixo as 10 tendências chaves  e navegue no carrossel acima para explorar as imagens, se inspirar e escolher as tendências que mais tem a ver com você.

ACQUACORE

BOTTER, BLUMARINE, JW ANDERSON, GCDS, MAX MARA, GMBH, MOSCHINO E OFF WHITE
BOTTER, BLUMARINE, JW ANDERSON, GCDS, MAX MARA, GMBH, MOSCHINO E OFF WHITE

As viagens submarinas estão em alta nesse verão, pelo menos, na moda. Referências do universo aquático como roupas de mergulho, sereias, conchas, corais, peixes e redes foram apostas de marcas como Blumarine, Moschino e Burberry.

CAPUZ

SAINT LAURENT, VERSACE, BLUMARINE, RICK OWENS, OFF WHITE, FERRAGAMO E BALENCIAGA.

Rememorando a icônica silhueta de Grace Jones vestida por Azzedine Aläia em 1985, os capuzes acoplados à vestidos, tops e blusas tem fluidez digna das maiores divas da cultura pop. A Saint Laurent trouxe o design numa variedade de cores num contexto mais glamuroso. Já a Diesel, por outro lado, deu uma pitada de streetwear na peça.

DARK NIGHT

VERSACE, GIVENCHY, CHANEL, PRADA, JUNYA WATANABE, RICHARD QUINN E DAVID KOMA.

As criaturas da noite estão à solta! Influenciadas pela onda do Gothcore, algumas marcas trouxeram um astral de mistério e o rock’n’roll dos clubes e da cena underground para suas coleções. A Versace apostou na estética heavy metal e gótica, nos contrastes entre preto e roxo até mesmo na maquiagem. E homenageando os anos 80, Junya Watanabe trouxe a subcultura dos New Romantics, ao misturar a estética punk com a doçura das pérolas.

DESERT HUES

HERMÈS, BOTTER, BALLY, COURRÈGES, RICK OWENS, ISSEY MIYAKE E SAINT LAURENT

Se teve uma paleta de cores que foi proeminente nessa temporada foram os tons desérticos. A Courrèges trouxe o deserto para seu cenário. A Hermés, já conhecida pelo seu clássico laranja, viajou pelo universo do festival Burning Man e todos seus tons terrosos e alaranjados do deserto de Nevada.

DRAPEADO

VICTORIA BECKHAM, ATLEIN, JASON WU, BALMAIN, BLUMARINE, BALENCIAGA E ESTER MANAS

De volta dos anos 80, a técnica de enrugar o tecido para criar novos volumes e criar novos efeitos foi uma aposta de vários designers. A Atlein e Ester Manas apostaram forte e exploraram a técnica em quase todos os looks. Já Victoria Beckham fez essa leitura de forma romântica, com um macacão de seda que forma um coração drapeado.

GRADIENT COLORS

COURRÉGES, FERRAGAMO, GCDS, GAUCHERE, ZIMMERMANN, MARNI E ETRO

Depois do boom do tie dye durante a pandemia, seu sucessor natural já está entre nós: os gradientes (ou degradê) de diferentes tons tingiram peças com o frescor que pede o verão. A Courrèges trouxe um vestido em que o vermelho e laranja se fundiam até encontrar o roxo, se assemelhando a um drink. Mas o prêmio de melhor degradê fica para Marni, que em uma leitura surrealista, trouxe o gradiente de cores que contrastam entre si.

LINGERIE DE SAIR

N.21, GIVENCHY, VICTORIA BECKHAM, MIU MIU, CHRISTIAN DIOR, PRADA E ERDEM

É hora de tirar a lingerie da intimidade e colocá-las pra jogo nas ruas. Essa tendência tem tudo a ver com esse novo momento do sexy de volta à moda. A Givenchy apostou na camisola como vestido. Já Erdem sobrepõe o corselet ao vestido. Miuccia Prada, designer por trás da Miu Miu e Prada, apostou forte na trend para ambas as marcas. Na Miu Miu, o cós da calcinha vaza por baixo de um top à mostra e o o sutiã escapa por um top, enquanto na Prada camisolas transparentes revelam as peças de baixo.

MICRO FLORES

CAROLINA HERRERA, ERDEM, COPERNI, SACAI, COMME DES GARÇONS, ELIE SAAB E GUCCI

Florais na primavera? Podem ser inusitadas, sim mas na sua versão micro! As marcas estamparam suas coleções com diversas camadas de pequenas flores. Elie Saab estampou pequenos ramos de lavanda. Richard Quinn e Sacai fizeram um clash de flores, como um bosque selvagem.

OVERSEXY

BALMAIN, COPERNI, LAQUAN SMITH, BURBERRY, FERRAGAMO, TOM FORD E MARNI

O sexy vende, disso sabemos. Mas aqui a ideia não é de mera sedução, mas também de empoderamento do corpo. Coperni e Valentino mostram parte vertical do corpo, desenhando a silhueta pela nudez. Balmain traz um olhar intelectual e artístico, quando imprime uma mulher nua de uma pintura renascentista.  E claro, o sexy chic que Ferragamo apresentou, com um vestido curto, vermelho e translúcido. Mowalola e Tom Ford foram mais explicitos e fetichistas ao apresentar peças em vinil, couro e rendadas.

UTILITÁRIOS

MIU MIU, GMBH, LOUIS VUITTON, DION LEE, SACAI, DIESEL E FENDI

A praticidade e funcionalidade dos bolsos utilitários saíram das calças cargo e agora estão ocupando outros espaços. Na Miu Miu, grandes bolsos cobrem uma minisaia.  Na Fendi, os bolsos de jaquetas de seda ganham volumes e fivelas com a logo da marca. Dion Lee deu tridimensionalidade para os bolsos tipo faca na parte dos quadris, como fez a GmbH, na saia jeans.

Veja mais fotos das tendências no carrossel no topo desta página.

Postado em: 21/10/2022 às 18:46:11

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